quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

SEGURANÇA

Realizamos na tarde de ontem reunião com o novo tenente da PM sr. Monteiro. Apesar da boa vontade e empenho, não há novidades para o bairro. Haverá novo encontro para que possamos encontrar uma alternativa em comunidade para o problema. Segue algumas dicas, encaminhadas pelo CONSEG:

Algumas dicas de segurança da polícia:

• Não deixe portas e portões de acesso de sua casa abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos.
• Acostume-se a trancar sempre as entradas, pois ladrões se aproveitam de descuidos.
• Os arrombamentos são mais freqüentes nos acessos dos fundos da casa. Fique atento à porta da cozinha.
• Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de saída. Os roubos a residências têm grande incidência nos horários entre as 14h e 18h. Se estiver no carro e suspeitar de alguém, despiste o caminho ou procure ajuda, não desça do veículo.
• Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do interior do imóvel.
• Quando estiver sozinho em casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas como presentes ou flores ou executar serviços sem aviso anterior, não abra a porta e peça para que volte em outro horário.
• Tenha por perto os telefones de emergência da polícia e procure conhecer a localização da delegacia de seu bairro.
• Cães adestrados no lado externo da casa nem sempre são eficientes. Cachorros de estimação de pequeno porte que ficam dentro da casa, principalmente na área dos fundos, podem dar o alarme no caso de tentativa de arrombamento dos acessos.
• Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo.


Segue abaixo matéria sobre audiência pública


3/12/2008 8:17
Audiência pública discute diminuição da criminalidade na região



Alline Costa

Litoral Norte

A população do Litoral Norte, e principalmente da cidade de Caraguatatuba, está preocupada com a violência que se abateu na região. Só nos primeiros dez meses deste ano, afirmou o delegado Seccional, Múcio Alvarenga, foram quase 700 em Caraguá, por vários motivos.
Imprensa Livre
Próxima reunião deverá acontecer na segunda-feira


A audiência pública, para discutir a segurança da comunidade da região, durou cerca de quatro horas, nas dependências da Câmara de Caraguatatuba. O encontro reuniu deputados estaduais, representantes dos Conselhos de Seguranças (Conseg’s) e das Polícias Civil e Militar.
Na ocasião, eles discutiram as causas do aumento da violência na cidade, porém o Alvarenga rebateu e afirmou que os índices de criminalidade diminuíram, tendo aumentado apenas os números de homicídios, por motivos, na grande maioria, de entorpecentes.

Como possíveis soluções, foram apresentados a questão da transferência do 20º Batalhão da PM de São Sebastião para Caraguatatuba, que deverá acontecer em abril do próximo ano, o aumento do número de policiais nas ruas por meio da realização de um concurso regional e a criação do telefone de emergência 190 só para o Litoral Norte, já que, todas as ligações são centralizadas em São José dos Campos.

O crime que mais preocupa as autoridades e os representantes da sociedade civil é o tráfico de drogas. Para a polícia, uma das medidas importantes deveria ser o fechamento de bares irregulares nas periferias das cidades.

As medidas discutidas durante a audiência serão encaminhadas para o Governo do Estado através de um relatório elaborado pela frente parlamentar, representada pelos deputados Mozart Russomano, Luiz Gondim, Afonso Lobato e Carlinhos Almeida.

Pontos divergentes

Enquanto a comunidade e os Conseg’s afirmavam a necessidade de efetivo policial, concurso regionalizado e o 190 centralizado no Litoral Norte, o coronel da Polícia Militar discordava. “É importante que a pessoa que vai atender a ocorrência conheça a localidade. Quanto mais informações o cidadão puder passar para o atendente é melhor, pois tudo fica em um cadastro, que é passado ao policiamento local.

O atendimento médio, hoje em São José, é de 50 segundos. É impossível fazer isso mais rápido em qualquer outro lugar”, informou o coronel da Polícia Militar, Sérgio Teixeira Alves, afirmando que não vê necessidade de se centralizar o 190 no Litoral Norte.

Já com relação a um concurso regional o coronel Sérgio alega que não adianta, pois, segundo ele, o problema está na procura e interesse da população local. “A população não busca se inscrever nos concursos da PM, além do que, penso que as políticas públicas deveriam incentivar mais a questão do estudo e preparação dos interessados para a realização das provas”, declarou.

A respeito do efetivo policial, o coronel relatou temos o suficiente, enfatizando que a comunidade deve estar mais presente, pois a violência, na maioria dos casos está relacionada ao consumo e tráfico de drogas, e se houver denúncia e programas educacionais, estes índices diminuem mais ainda.

Já o deputado Mozart Russomano, apontou que é muito preocupante os índices no Litoral Norte, e a intenção é levantar os pontos problemáticos para combatê-los. “Temos que combater o crime de perto, pois percebemos que na temporada o efetivo de policiais aumenta e passado a temporada este efetivo vai embora e a cidade fica a míngua”, disse Russomano, concordando que o Estado deve buscar uma solução para a questão do efetivo para as polícias locais.

De acordo com o delegado Seccional da Polícia Civil, Múcio Alvarenga, com relação à criminalidade, principalmente os homicídios, os índices apontam que na maioria dos casos há envolvimento de entorpecentes, e uma das soluções é a participação da comunidade, para ajudar no combate, através de denúncias e da reestruturação familiar.
Apoio governamental

Ainda, durante a Audiência Pública, o deputado Estadual, Sérgio Olimpio Gomes, disse que uma das falhas é com relação ao apoio do Governo do Estado, que ao invés de incentivar os policiais, com aumento da remuneração, está diminuindo a porcentagem de reajuste. “Não adianta prometer que vai colocar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), em todas as escolas, ou que vai fazer campanhas de beneficiamento, se não vai dar o incentivo financeiro necessário para isto”, enfatizou Major Olimpio, afirmando ser, na Câmara dos deputados, o porta voz da classe policial e órgãos de segurança. “O Estado deve apoiar a Polícia com recurso material, humano e completamento de efetivo”, finalizou.

O deputado, Afonso Lobato, falou que deve haver políticas sociais e públicas para o combate aos possíveis altos índices de criminalidade, por conta das drogas. Já o aposentado, Luiz Antonio Camargo, 54 anos, acredita que para uma minimização de violência na região, é necessária a criação de mais seccionais e da implantação da Guarda Municipal para Caraguá.

Para o representante do Conseg de Caraguá, Janos Majoros, falta material humano para o policiamento da região. “Percebemos que o Governo os governantes apóiam a destinação de verbas para a ampliação e construção de prédios policiais. Mas, o que verdadeiramente precisamos é mais efetivo para o andamento dos processos policiais”, relatou.

Segundo o vereador de Caraguatatuba, Cristian Baduca Filho, que também faz parte da comissão de segurança, juntamente com a frente parlamentar, alegou que há falta de interesse do Governo do estado na região do Litoral Norte. “Desde 2005 aguardo uma resposta do governo, com relação à centralização do 190 na região, e até o momento não obtive. Vejo isso como um descaso”, afirmou.
A Frente Parlamentar propôs mais uma reunião para finalização dessas questões, a ser realizada na próxima segunda-feira, às 9h, no salão paroquial da Igreja Matriz de Caraguá.

Nenhum comentário: