quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Resposta da CETESB

Constatei esta semana que embora o site divulgasse bandeira verde para a Praia, a bandeira vermelha não havia sido trocada, encaminhei e-mail para a agencia ambiental de Ubatuba, eis a resposta:

Ao Sr. Fabio Pereira,
Presidente da Associação de Amigos da Praia da Boracéia de São Sebastião (AAPBSS)
Município de São Sebastião
Estado de São Paulo


Prezado Senhor

A CETESB, no âmbito de suas atribuições técnicas e legais, segundo preconizado na Resolução CONAMA 274/00, monitora semanalmente um total de 155 praias dos 15 municípios do litoral paulista, promovendo a classificação da balneabilidade dessas praias para fins de recreação.

A informação é promovida por meio de boletins semanais, encaminhados aos meios de comunicação, além dos serviços de telefonia (0800 11 35 60) e na página eletrônica da CETESB (www.cetesb.sp.gov.br). Não menmos importante, a sinalização é realizada por meio de bandeiras, instaladas nos pontos de balneabilidade das praias que são monitoradas, como já esclarecido.

Assim, imediatamente após a divulgação de um boletim de qualidade, nossa equipe de técnicos inspecionam os pontos de monitoramento nas praias e promovem as respectivas trocas de bandeiras. Essa logística é por muitas vezes árdua, contudo não menos importante em função da qualidade sanitária devidamente informada aos frequentadores das praias.

No período mencionado pelo senhor, ocorreram chuvas intensas no município de São Sebastião, bem como em todo o litoral paulista, que levaram à situação de muitas impropriedades nas praias e consequentemente muitas trocas de bandeiras, inclusive na praia de Boracéia.

Entretanto, nas semanas seguintes, com menos chuvas, as condições de balneabilidade melhoraram e proporcionalmente muitas bandeiras verdes foram trocadas, mas inadvertidamente exatamente a dessa praia não foi trocada por nossa equipe.

Esclarecemos que assim que fomos informados dessa situação, em 02/12 providenciamos a troca da bandeira vermelha pela verde, sinalizando portanto de forma correta a balneabilidade da praia de Boracéia.

Somos gratos pela informação e o serviço de utilidade pública prestados que certamente vêm muito a contribuir para o aprimoramento do trabalho que a CETESB vem realizando a 40 anos em prol de toda a sociedade,

atenciosamente,

José Eduardo Bevilacqua
Setor de Águas Litorâneas
Gerente
CETESB

Nenhum comentário: