quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Desta vez no Jornal Local

Conseg da Costa Sul pede mais policiais à Secretaria de Segurança do Estado


São Sebastião
O Conselho de Segurança da Costa Sul (Conseg) entregou ao secretário de Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Augusto Bretãs Marzagão, um ofício pedindo um aumento no número de policiais com base no crescimento populacional dos últimos anos. O pedido foi feito em agosto, em um encontro do Conseg e da Sociedade Amigos de Juquehy com o secretário.

Segundo a presidente do Conseg, Éder Ávila, o número de policiais é insuficiente e as sociedades de bairros da Costa Sul têm alertado à população quanto à prevenção, diante de atitudes práticas como o fechamento de janelas e portas. Um outro ponto, destacado pela presidente do Conseg, é que a principal necessidade do local é mais policiamento nas ruas. “Não precisamos de pelotões ou delegacias, mas sim policiais na rua”, disse Éder.

Quanto ao número de ocorrências de roubos na Costa Sul, a presidente afirma que existem alguns, mas destaca que uma quadrilha já foi identificada em Boracéia.

Na última reunião do conselho, a diretoria ressaltou a importância dos policiais estarem livres para trabalharem nas ruas. “Não queremos prédios ou bases fixas que prendem o nosso policial em uma localidade única e não podemos mais permitir que a segurança seja tratada de forma política”, destacou a diretoria.

O encontro foi marcado pela presença de líderes comunitários da Costa Sul e a união entre os bairros contra a violência foi proposta pela Sociedade Amigos de Maresias e pela Sociedade Amigos de Boracéia. De acordo com ambas, um aspecto importante no combate à violência é a proximidade da população com as autoridades policiais.

Ainda segundo o Conseg, todos os líderes foram unânimes em reconhecer que o número de policiais existentes hoje não é suficiente para o atendimento e concordam que bases fixas diminuem o número de policiais na rua dificultando o trabalho. Para o capitão Villas, quando a população está consciente e conhece os problemas, as soluções ficam mais fáceis.

Fonte: Imprensa Livre 04/09/2008 08:33 Talita Fernanda

Nenhum comentário: