sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Projeto SABU

PROJETO PILOTO DE BENEFICIAMENTO DE CÔCO VERDE
MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO
BAIRRO DE BARRA DO UNA
2009



INTRODUÇÃO:

Tendo em vista o colapso na área do lixo nas cidades litorâneas , mais especificamente, em São Sebastião e a proximidade da temporada de verão que quadruplica o volume de lixo gerado pela população, este projeto visa apresentar uma solução parcial para o problema sem qualquer custo para o poder público.

Não obstante as soluções encaminhadas pela Prefeitura de São Sebastião e o governo do Estado de São Paulo, como o Programa de Coleta Seletiva de Lixo e, mais a longo prazo, a criação de um aterro sanitário ou a instalação de incinerador , o problema da geração de toneladas de lixo é emergencial tornando-se uma questão de saúde pública e ambiental.

Uma das formas de lidar com estes resíduos , que é em sua maioria composto de matéria orgânica, é o armazenamento em local adequado para posterior aproveitamento.

O projeto proporciona inúmeros benefícios, entre eles, limpeza da região e melhoria do aspecto visual do centro do bairro Barra do Una , diminuição do volume de resíduos a serem recolhidos pelo serviço coleta de lixo e ênfase na educação ambiental com a participação das crianças do Projeto Buscapé de Barra do Una , adequação às normas e propostas ambientais.

FRUTO

O fruto é a parte do coqueiro com maior valor comercial, de fora para dentro, constitui-se do Exocarpo, película fina que o envolve; Mesocarpo, representado pela casca, tem consistência espessa, fibrosa, acastanhado quando seco; Endocarpo, conhecido também, como quenga, constitui-se da parte lenhosa que reveste a “carne” do coco; Albume Sólido, camada branca, carnosa do fruto e Albume Líquido, localizado na parte mais interior do fruto, tem forma líquida e propriedades organoléticas muito apreciadas. Do mesocarpo podem ser extraídas fibras de diversos comprimentos.


Fig. Fibra do coqueiro (mesocarpo)

A fibra extraída do coco verde (frutos de 7 a 8 meses de idade) é classificada como fibra branca longa. Já a fibra do coco seco (frutos de 11 a 12 meses de idade), é classificada como fibra marrom longa e fibra marrom curta; e o pó, que se refere ao material de enchimento dos espaços entre as fibras.

As propriedades físico-químicas da fibra branca longa do coco apresentam os seguintes valores médios: pH = 5,4; condutividade elétrica (CE) = 1,8 dS/m; capacidade de -3 troca catiônica (CTC) = 92mmol dm ; relação C/N = c 132; d = 70 g/L; porosidade total = 95,6%; retenção de água = 538 mL/L; capacidade de aeração = 45,5% e água facilmente assimilável = 19,8%; percentagem de lignina 35% a 45%; e porcentagem de celulose 23% a 43%.

A hemicelulose, que é a fração prontamente atacada por microorganismos, é de apenas 3% a 12%.
O Coco seco tem um peso médio de 1,6 kg “coqueiro gigante”. Dessa casca, cerca de 30 a 40% é de fibra longa e 60 a 70% de fibra curta e pó. A fibra marrom é formada pelo complexo de celulose - 33% a 40%, lignina - 41% a 46%, hemicelulose 0,15% a 0.25 e pectinas - 2.75% a 4.0%. A lignina e a hemicelulose formam o material cimentante entre as células aumentando
em proporção direta à idade do fruto, enquanto as pectinas diminuem em proporção indireta.


A fibra de côco apresenta inúmeras vantagens na sua utilização, para além de ser um material ecológico e facilmente reciclável. Pertencente à família das fibras duras, tem como principais componentes a celulose e o lenho que lhe conferem elevados índices de rigidez e dureza, encontrando-se perfeitamente vocacionada para os mercados de isolamento térmico e acústico, face às suas características, que a tornam num material versátil, dada a sua resistência, durabilidade e resiliência. As principias características técnicas da fibra da casca de coco que lhe garante vantagens para a utilização industrial são as seguintes:


- Inodora;
- Resistente à umidade;
- Amplia a difusão;
- Não é atacada por roedores;
- Não apodrece;
- Não produz fungos;
- Condutividade térmica: 0,043 a 0,045 W/mk;
- Comportamento ao fogo: classe B2.


BENEFÍCIO DA RECICLAGEM DE CÔCO VERDE

Para cada 250 ml de água de coco é produzido um quilo de lixo. A casca do coco verde, além de ocupar um grande volume é de difícil degradação, sendo seu tempo de decomposição superior a oito anos. A reciclagem evita que esse material seja depositado em aterros sanitários municipais, que em grande parte já se encontram perto do limite de suas capacidades.
Forma de Coleta de Matéria Prima
Estabelecer a sistemática diária de coleta na Av. Magno Passos Bittencourt próximo à Igreja de Barra do Una, em frente ao terreno do duto da Petrobrás, único ponto de despejo de lixo dos ambulantes da praia.

A captação do côco verde será feita dentro de um ônibus adaptado ao beneficiamento do produto com o seu armazenamento local e posterior remessa a área pré-determinada.


Encargos da Prefeitura

Autorização para a implantação deste projeto piloto, com a disponibilização de área para estacionamento do veículo com 40m2 no endereço acima citado.
A SABU assume o compromisso de manutenção desta área reservada para este fim, assim como, a contratação de pessoal treinado para operar a máquina de trituração.

Responsabilidade da SABU

A SABU se responsabiliza pela , limpeza, aterro e manutenção do terreno particular que foi cedido exclusivamente para o projeto piloto, onde será feita a trituração e o depósito do material triturado que posteriormente será recolhido pela PMSS conforme entendimentos entre a SABU e a PMSS.






Parceria com as SABs : a princípio bairros próximos a Barra do Una.

A parceria das Sabs interessadas em obter este serviço será a de ratear os custos de combustível para a locomoção do ônibus que irá percorrer diariamente (a ser definido entre as SABs) os bairros para receber o material a ser triturado (em local previamente identificado pelas SABs), custos com o motorista e operador da máquina, e no caso de alguma manutenção corriqueira que tenha de ser feita no ônibus. Isto tudo, deverá ser conversado entre as SABs interessadas e, portanto aguardamos um breve retorno pois o projeto já está em funcionamento em Barra do Una. Sugerimos uma reunião ainda neste final de semana aqui em Barra do Una para discutirmos detalhes.


IDEALIZADORA DO PROJETO E ÔNIBUS ADAPTADO: FÁTINE CHAMON ALVES DE SIQUEIRA.
APOIO/IMPLANTAÇÃO E PARCERIA: RAOUL CARDINALI JR. – PRESIDENTE SABU – ASSOCIAÇÃO SÓCIO COMUNITÁRIO AMIGOS DE BARRA DO UNA.
(12) 3867 1700 OU 3867 2086.
(11) 9866 4194.
E.MAIL : novasabu@yahoo.com.br

Nenhum comentário: