quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Resumo - Reunião - Ernane

Do site da federação


Sociedades de amigos se reúnem com prefeito eleito



A Federação Pró Costa Atlântica realizou reunião no dia 6 de dezembro com o prefeito eleito, sr Ernane Primazzi. Com pauta estreita e composta de assuntos “macro” – isto é, que interessassem a toda a Costa Sul de São Sebastião – a reunião foi realizada na Pousada das Praias, Camburizinho, iniciando-se às 10h30 e terminando às 13h30.




A pauta visava mais um primeiro contato com o prefeito – para ouvi-lo – do que para que as sociedades de amigos fossem ouvidas.

A pauta:

• Como será o relacionamento do Prefeito com as sociedades de amigos. Quais as parcerias esperadas e como se farão essas parcerias?

• Como está a transição de governos, visto que se aproxima a temporada e que os inúmeros problemas inerentes à época estão batendo à porta: lixo, guarda-vidas, policiamento, fiscalizaçã?.

• Como o Prefeito eleito encara o Plano Diretor já pronto e que foi objeto de tanto esforço e de tanta polêmica.

Ernane Primazzi agradeceu o apoio que teve de várias pessoas presentes e a esperança nele depositada. Disse que gostava mais de ouvir do que de falar, que esperava parcerias com todas as sociedades de amigos da Costa Sul e que solicitava, desde já, que cada entidade fizesse uma lista de problemas em seus bairros, classificando-os por prioridade.

Plano diretor

Informou que pedira aos vereadores que terminam seu mandato que – já que se esperou tanto pelo Plano Diretor – não o votassem imediatamente. Ele, o prefeito eleito, gostaria de ver ainda algumas modificações possíveis. Solicitou que as sociedades de amigos que ainda queiram fazer modificações agilizem as suas propostas. Manifestando-se contra a verticalização do município, Ernane Primazzi informou estar fazendo contatos com os prefeitos das cidades vizinhas – Caraguá e Bertioga, para que diversos temas - saúde, educação, coleta de lixo e etc.fossem tratados regionalmente.

Transição inexistente

Relatou que o prefeito que se despede primeiramente solicitou quatro nomes para os itens Saúde, Educação, Finanças e Jurídico para que se iniciasse um período de transição. Mesmo achando que quatro pessoas para efetivar a transição era pouco o prefeito eleito afirmou que se alegrou. Mas que depois ficou sabendo que não haveria transição. Tomou providências rapidamente, falou com médicos e outros profissionais contratados para que não abandonassem os cargos no dia 1°. de janeiro de 2009.

O que preocupa Ernane Primazzi é que o prefeito que se despede editou o que vem sendo chamado de “pacotão de Natal”, com diminuição de taxas e impostos, o que, segundo ele, importa em 50 milhões a menos no orçamento do Município. Maior preocupação é com os carnês de IPTU que já estão sendo impressos e que virão sem a taxa de lixo, que é cobrada no Município há muitos anos e com isenção a vários imóveis. Haverá impacto negativo para o governo que se inicia, uma vez que será necessário fazer outros carnês.

Mais preocupações do prefeito eleito: as creches terceirizadas – algumas cobram excessivamente por criança ; o contrato com a Pró Saúde – uma OSIP – que era de 31 milhões e foi renovado com 31 milhões de aditamento; o fornecimento de material para os postos de saúde e de remédios; o contrato para coleta de lixo que, segundo o prefeito eleito tem problemas sérios (quem ganhou a licitação foi uma empresa de pavimentação, sem experiência no recolhimento de lixo); os shows já contratados pelo Prefeito que se despede, sem que se saiba quantos são e a que preços; a própria frota da Prefeitura – não há dados a respeito mas sabe-se que não há estoque de peças para reposição nos veículos.

Por todos esses motivos o Prefeito eleito teme que os primeiros dias do seu governo – em plena temporada – sejam difíceis tanto para ele como para a população.

Fiscalização

Muitas sociedades de amigos reclamaram da falta de fiscalização na Costa Sul, principalmente nos finais de semana. Ernane Primazzi prometeu plantões de fiscalização. O prefeito eleito enviará às sociedades de amigos os telefones de emergência para a temporada.

Ernane Primazzi disse ainda que haverá reformulação da Guarda Municipal. O mais depressa possível serão feitos os portais de entrada da cidade – do lado sul e do lado norte – e a Guarda Municipal será alocada nesses dois portais, para ver quem entra e sai do Município. “Não é possível inibir o direito de ir e vir, mas será possível ver quem entra e em que condições – ônibus arrebentados, com pneus carecas, sem documentação, por exemplo.

Pretende também que a Guarda Municipal permaneça nas escolas, para inibir o comércio de drogas, que está atormentando pais e professores.

Plano portuário

Sem radicalismos – Ernane Primazzi já se reuniu com autoridades estaduais – ele pretende tratar com muito cuidado a questão da ampliação do Porto de São Sebastião. Sem uma infra estrutura viária ele acha que não se poderá falar em ampliação. Mas que a ampliação é necessária e trará benefícios á cidade.

Disse que será necessário pensar não apenas na ampliação do Porto, mas no projeto de novo píer para a Petrobrás, no Projeto Mexilhão, cuja base de gás será em Caraguá, mas que certamente afetará também o município de São Sebastião e que tudo isso deverá ser tratado com autoridades estaduais e federais e com os municípios vizinhos.

Zeis e urbanização

“Cada caso é um caso”, disse o prefeito em relação às ocupações irregulares e às ZEIS. Na sua opinião alguns núcleos não podem ser retirados, o melhor a fazer é a reurbanização. Relatou que tem excelentes contatos na Secretaria Estadual de Habitação e que já se reuniu com essas autoridades para acertar os ponteiros.

Em relação à SABESP, quer definições: onde a SABESP não se interessar em fazer rede de esgotos e abastecimento de água que seja clara, diga isso e libere para que outros façam ou até a própria prefeitura.

Hospital na Costa Sul

Ernane informou que já escolheu o terreno e que assim que tomar posse assinará o decreto de desapropriação de área em Boissucanga para a construção de hospital da Costa Sul.

Sobre verbas federais: já há várias verbas que serão liberadas para a Prefeitura de São Sebastião – novas verbas – e que encontrou em Brasília 7 milhões em verbas paradas nos respectivos ministérios porque São Sebastião não foi buscá-las.

Participaram da reunião com o prefeito eleito as sociedades de Amigos de Boracéia, Amigos do Morro da Juréia, Amigos de Barra do Una, Amigos do Juquehy, Amigos do Sahy, Praia da Baleia, Amigos do Camburi, Amigos do Camburizinho, Amigos de Maresias, Amigos de Toque Toque Pequeno, Amigos de Toque Toque Grande, Amigos de Guaecá, Amigos do Sertão do Una, Amigos de Barequeçaba.

A presidente em exercício da Federação, Regina Paiva Ramos solicitou do Prefeito eleito maior independência para a Regional da Costa Sul, maior carinho e maior atenção para com a região, que segue abandonada e menosprezada. A ponto de vários prefeitos, quando querem castigar um funcionário, mandarem-no para a Costa Sul.

Depois da reunião de trabalho as sociedades de amigos da Costa Sul ofereceram ao Prefeito Ernane Primazi um almoço em Juquehy, no restaurante Acácia. Durante o aperitivo, o prato principal, a sobremesa e o cafezinho só se conversou sobre os problemas de cada bairro. Para amenizar todas as queixas e solicitações Ernane recebeu flores. Para levar à Rose, sua esposa

Nenhum comentário: