terça-feira, 20 de maio de 2008

Atenção amigos pescadores !

Este Curso integra o Plano de Ações elaborado pela Equipe DRS, da qual fazem parte: Banco do Brasil, Colônia Z-14, Cooperpescass, Divisão de Pesca da Prefeitura de São Sebastião, CATI, Sebrae e Instituto de Pesca. DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável é a Estratégia de negócios do Banco do Brasil que prevê o apoio à atividade não apenas na concessão do crédito mas também na busca das soluções de todos os problemas enfrentados pelos pescadores, desde a alfabetização até a comercialização final do pescado.
2. O DRS apoiará atividades que atendam ao tripé de sustentabilidade, ou seja:
a)ECONOMICAMENTE VIÁVEL: a atividade deve gerar não apenas receitas para cobrir suas despesas (inclusive pagar o financiamento) mas também gerar excedentes que agreguem qualidade de vida ao pescador;
b)SOCIALMENTE JUSTA: a atividade não deve utilizar mão-de-obra escrava, não deve haver trabalho degradante, nem trabalho infantil, nem haver concentração de renda (assim entendida a participação exploradora do atravessador, que compra por preços escorchantes do produtor e revende a preço de mercado);
c)AMBIENTALMENTE CORRETA: a atividade não deve gerar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos poluidores; se gerar, esses resíduos devem adequadamente tratados.
3. A atividade também deve ser culturalmente diversificada, ou seja, a vocação natural da comunidade deve ser respeitada e, mais que isso, incentivada, como forma de valorizar as manifestações culturais locais.
4. Além deste Curso, também estão previstas outras ações de capacitação:
a) mecânica/manutenção/carpintaria/navegação
b)alfabetização
c)orientações sobre higiene e saúde
d)desenvolvimento de lideranças
e)administração de conflitos
f)como definir o preço de venda no comércio
g)treinamento do pescador e sua família em gestão do negócio
h)treinamento das diretorias da Cooperativa e da Colônia em gestão e empreendedorismo
i)salvatagem marítima
j)uso sustentável dos recursos naturais, efluentes, emissões de poluentes e materiais não degradáveis
5. Também estão previstas outras ações: levantamento estatístico de toda a produção pesqueira do município, melhoria da infra-estrutura (energia elétrica, água tratada, esgoto e reforma das casas nas ilhas), aquisição de câmara e caminhão frigorífico, fábrica de gelo, central de óleo diesel, melhoria nas condições sociais (escola, assistência médica nas ilhas), concessão de financiamentos para aquisição/reforma de barcos e de apetrechos de pesca (a participação nos eventos de capacitação é pré-requisito para estes financiamentos), obtenção de selo SIF, ampliação da assistência técnica e dos órgãos ambientais, crédito de capital de giro e de investimento para reforma do prédio da Cooperpescass, criação de marca de origem do litoral norte, concessão de crédito para os próprios pescadores beneficiarem o pescado, aproveitamento de subprodutos, adoção de novas tecnologias (descascadeiras de camarão, despoupadeira, equipamentos de navegação).
Maiores informações podem ser obtidas nas entidades participantes da Equipe DRS.

CURSO ASSOCIATIVISMO/COOPERATIVISMO
PARA PESCADORES – 30 vagas


REALIZAÇÃO: Sebrae
APOIO: Banco do Brasil, Prefeitura, CATI, Instituto de Pesca, Cooperpescass, Colônia Z-14
DATA: 30.05.2008
HORÁRIOS:
-das 10h às 12h, na Topolândia, CIP – Centro Integrado Profissionalizante
R. Antonio Pereira da Silva, 56, ao lado do Centro Comunitário
-das 15h às 17h, em Boiçucanga, na antiga EMEI Alegria das Crianças, Rua Sargento Felisbino, 200
INSCRIÇÕES ATÉ 26.05.2008:
na Prefeitura (Divisão de Pesca)
na CATI
na Cooperpescass
na Colônia

OBS:
-podem se inscrever os pescadores e seus familiares

Nenhum comentário: