sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Mutirão de limpeza da Praia de Boracéia

Sábado dia 19 de setembro - 9:00 hs.

A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) vai participar ativamente do Clean Up Day, o dia Mundial de Limpeza das Águas, que será comemorado neste sábado (19/09). A secretária da Semam, Traud Rossi informou que um mutirão de limpeza vai acontecer entre 08h00 e meio dia nas cerca de 30 praias do município além das áreas de mangue. O evento vai mobilizar centenas de funcionários da prefeitura, da empresa Ecopav, além de militantes de ONGs -Organizações Não Governamentais ligadas ao meio ambiente e integrantes de Sociedades Amigos de Bairros de todas as regiões de São Sebastião.

“Convidamos pessoalmente os vários segmentos da sociedade civil organizada para estarem conosco nesta data que é de fundamental importância para todo o planeta. Enquanto poder público não nos omitimos e procuramos dar o exemplo ressaltando sempre a necessidade de preservarmos o nosso raro ecossistema, sem dúvida, um dos bens mais preciosos de todo o município”, comentou a secretária Traud Rossi.

O mutirão de limpeza não ficará restrito à areia das praias. Os servidores públicos e voluntários irão remover os entulhos também da área do Mangue do Araçá, no Topovaradouro, região central e ainda de todas as bocas de rios que deságuam nas praias e costões sebastianenses. No Araçá, além da limpeza vai ocorrer também uma aula de yoga com a professora Cecília Nogueira.

Histórico

O Dia Mundial de Limpeza do Litoral (Clean Up Day) é comemorado anualmente, em cerca de 120 países, sempre na terceira semana de setembro. A data já se transformou em um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo.
O mega mutirão de limpeza dos mares e rios vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade, representado pelas crescentes montanhas de resíduos produzidos pelas sociedades modernas de consumo. Os oceanos estão cheios de detritos sólidos, que não só deixam os litorais e praias sujos e poluidos como, principalmente, podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos.
O Clean Up Day é apoiado pelo PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Quase dois terços de todo o lixo que é encontrado pelos voluntários é algum tipo de detrito não degradável a curto prazo. São canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas, sacos plásticos, chinelos. Tudo largado na areia, representando para a fauna marinha o maior percentual de materiais ambientalmente perigosos.
Restos de redes, linhas de pesca, cordas e sacos plásticos abandonados no mar permanecem nesse ambiente por muitos anos, por sua baixa biodegradabilidade, e acabam vitimando inúmeros animais que se enroscam e acabam morrendo por asfixia ou por inanição. Peixes, aves, focas, tartarugas e golfinhos podem confundir os detritos que ficam boiando no mar com lulas, águas-vivas e outros alimentos que formam parte de sua dieta. Golfinhos já foram encontrados com o estômago cheio de lixo que veio das cidades.
A ponta de cigarro, o item mais coletado no mundo todo por oito anos consecutivos, tem ocasionado a morte de inúmeros animais que a confundem com ovas de peixe e a engolem. O mesmo ocorre com os sacos plásticos. Um saco plástico à deriva no mar é facilmente confundido com uma água-viva, componente alimentar de várias espécies de tartarugas-marinhas. Engolindo um saco plástico, a tartaruga pode morrer por asfixia.

Fonte: Depto de Comunicação

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Conselho de Segurança

Nossa próxima reunião acontecerá na PRAIA DE BARRA DO UNA na próxima sexta feira dia 04/09/2009.

Rua Cravinhos s/nº

Início às 19:00 hs e término às 20:30 hs.



Contará com a presença das seguintes autoridades: Policia Militar e Civil, Guarda Municipal , representante da Prefeitura e do Veterinário Dr. Marcelino ( Centro de Zoonose).

Serão tratados importantes assuntos relacionados a Segurança Local, a Prefeitura e questões do Zoonose.



Você que não é de BARRA DO UNA também é nosso convidado, contamos com sua presença. Participe traga sua contribuição para cidadania.



Favor dar ampla divulgação a seus amigos, vizinhos e associados.





Segue abaixo breve relato da nossa última reunião realizada no Bairro de Boiçucanga em 07 de agosto de 2009


NFORMATIVO DA REUNIÃO DE AGOSTO DE 2009



Reunião realizada em Boiçucanga no dia 07 de agosto de 2009



A Presidente iniciou a reunião exaltando a qualidade da operação da Polícia , que apesar do pouco efetivo vem superando as expectativas.

Salientou mais uma vez mediante a presença da Secretária do Meio Ambiente, como sendo a PASTA mais importante da Administração Pública, e que se criado um projeto de ficalização adequado, poderá produzir resultados satisfatórios para a questão da ocupação desordenada e da depedração do meio ambiente.



CONSEG CONTA COM A QUALIDADE DO ATENDIMENTO POLICIAL .

Apesar da deficiência de falta de efetivo policial. as Polícias Militar e Cívil , vem desempenhando um ótimo papel quanto a qualidade da segurança em nosso litoral, além disso o Conseg acredita no apoio da Guarda Municipal para minimizar essa situação.



CAPITÃO CANDIDO ASSUME O COMANDO DA 1ª CIA. DA POLÍCIA MILITAR EM NOSSA REGIÃO



A Presidente recordou o tempo do inÍcio do trabalho do Conseg há nove anos atrás, quando a situação de insegurança era grande, e nessa época conhecemos o Capitão, que era Tenente e Comandava o 3º Pelotão sediado em Boiçucanga, nos deu um grande apoio e com isso alavancou o desempenho deste Conseg.

O Capitão Candido em seu discurso relatou que sente-se muito satisfeito e renovado para desenvolver o trabalho em seu novo desafio, comprometeu-se também em colocar uma força tática destinada a Costa Sul.

Informou ainda que o sucesso do trabalho do Conseg se deu por sempre visar o bem comum, e que esse Conseg representa um modêlo para a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo .



O CONSEG APRESENTOU OS INTEGRANTES DO CONSEGUINHO.



O Presidente do Conseguinho informou sobre a expansão para outros três colégios.

Os membros do Conseguinho foram parabenizados pela preocupação em dar continuidade ao Projeto.



O TENENTE CORONEL GOES DISSE QUE A ARMA DO NOSSO TRABALHO ESTÁ NA UNIÃO E NA INFORMAÇÃO.



O Tenente Coronel que muito prestigia o nosso Conseg, sempre buscando soluções para os nossos problemas, mais uma vez compareceu à reunião, prestigiando o nosso grupo.

Anunciou o planejamento da operação verão 2009/2010.



SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE PRESENTE NA REUNIÃO CONCORDA COM A IMPORTÂNCIA DA PASTA.



A secretária do meio ambiente Sra. Traude concordou que a Secretaria do Meio Ambiente é uma das pastas mais importantes da administração pública do nosso litoral.

O coronel Goes propõe integração e reforça que invasões e ocupações desordenadas, recaem diretamente sobre as questões de segurança, e solicita a maior atenção da secretaria à essas situações.

O Conseg convoca a união de todos para denunciar as questões de degradação ambiental , invasóes e ocupaçóes desordenadas, MAS TAMBÉM INFORMOU À SECRETÁRIA PRESENTE DA NECESSIDADE DE UMA RIGOROSA FISCALIZAÇÃO, POIS NÃO DÁ PARA VIVER SÓ DE DENÚNCIAS, QUE NA MAIORIA DAS VEZES SÃO IGNORADAS PELO PODER PÚBLICO MUNICIPAL.



Obrigado

CONSEG SÃO SEBASTIÃO COSTA SUL.

e-mail : consegsaosebastiao@terra.com.br