segunda-feira, 13 de junho de 2011

domingo, 15 de maio de 2011

Prefeito anuncia melhorias para Boracéia

Cobertura da quadra de esportes da escola municipal ainda

este ano foi confirmada pelo prefeito em reunião

com vereador Reis e representantes do bairro




Uma das reivindicações da comunidade de Boracéia, solicitada pelo vereador José Reis por meio de indicações em 2009 e requerimento na última terça-feira, 12, a cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal de Boracéia, deverá ser concluída até o final do ano. A obra deverá ser licitada no próximo mês e terá início no segundo semestre, segundo confirmação do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, que também anunciou a intenção de pavimentar, no próximo ano, a rua principal do bairro, a Alameda São Caetano, onde estão instalados os principais serviços de atendimento à comunidade.
O anúncio foi feito em reunião na última terça-feira, 19, no gabinete do prefeito, onde ele recebeu o vereador Reis, o presidente da Associação de Amigos da Praia de Boracéia, Fábio Marcelo, e o vice-presidente Antonio Mouro.
Segundo Reis, o objetivo da reunião foi estreitar os laços entre a Prefeitura e a comunidade, por meio da associação de Amigos, para que novas reivindicações possam ser feitas. “Temos pedido muitas coisas para Boracéia, mas uma boa representação resume-se na execução de alguns assuntos pendentes. Ninguém melhor do que o prefeito para falar dos projetos para o bairro e o que poderá ser feito para atender aos moradores”, disse Reis. Sobre o anúncio da cobertura da quadra, ele lembrou que uma revista que abordava as obras da administração municipal publicou, no início do ano, a cobertura da quadra como executada, e ela nem começou. “Agora, o prefeito assumiu esse compromisso que é um sonho antigo da comunidade para que as crianças possam fazer suas atividades em local coberto e adequado e o bairro ganhe um espaço para festas e eventos”, explicou o vereador.
Ao ser questionado sobre obras de pavimentação no bairro, o prefeito também explicou que a maior dificuldade é o fato de não haver rede de coleta e tratamento de esgoto, uma obra projetada pela Sabesp para ser executada nos próximos anos. Porém, confirmou a intenção de pavimentar, em 2012, a rua principal do bairro para facilitar a locomoção á escola, posto de saúde e serviços essenciais do bairro. Ele também solicitará o desassoreamento dos canais da praia para tentar evitar as constantes enchentes que atingem várias ruas do bairro. O prefeito solicitará a limpeza dos canais e ainda a instalação de luminárias em trechos da Avenida Manoel Rebello Filho (rodovia Rio-Santos) em cerca de 200 metros desde a área da Brasterra até o Condomínio Costa Norte, e mais 400 metros, deste local ao Condomínio Tropical, região de grande movimento e que já conta com os postes, faltando apenas as luminárias para garantir mais segurança à população, explicou Antonio Mour0. O prefeito também disse que estudará a possibilidade de construir um galpão para atividades da comunidade em área próxima à sede da Associação de Amigos da Praia de Boracéia, como reivindicado durante a reunião.



Demarcação de terras, orla e estrada vicinal

Entre as questões abordadas na reunião, o presidente da Associação de Amigos, Fábio Marcelo, pediu apoio da Prefeitura e Câmara para alguns problemas que afetam o loteamento como a ampliação da Terra Indígena Ribeirão Silveira que passou de 948 para 8.500 hectares. Segundo Fábio, o problema não é a ampliação da terra indígena, mas o fato de que ela pegou parte do loteamento e algumas áreas de proprietários que investiram no local e pagam seus impostos. O vice-presidente da entidade lembrou que não houve indenização. O vereador José Reis, que já encaminhou ofício e requerimentos à Fundação Nacional do Índio (Funai) em Brasília e para a Regional de Bauru solicitando informações do processo de demarcação, pediu ao prefeito para agendar reunião com representantes do órgão.
Ele também solicitou a possibilidade de o prefeito Ernane fazer gestões junto á Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e órgãos licenciadores, para que seja marcada reunião a fim de discutir o que é possível fazer em relação à orla de Boracéia. Existe proposta de urbanização, mas ela esbarra em restrições ambientais. “A gente precisa de uma definição do que pode ou não fazer”, frisou o presidente da Associação de Amigos. Outra intervenção da Prefeitura, solicitada por Reis, refere-se a gestões junto ao Governo do Estado de São Paulo, para ver a possibilidade de construir uma estrada vicinal em, toda extensão da Rua Guarani, único acesso à Terra Indígena Ribeirão Silveira, que faz divisa com o município de Bertioga.

Fotos e Texto: Rosangela Falato