domingo, 15 de maio de 2011

Prefeito anuncia melhorias para Boracéia

Cobertura da quadra de esportes da escola municipal ainda

este ano foi confirmada pelo prefeito em reunião

com vereador Reis e representantes do bairro




Uma das reivindicações da comunidade de Boracéia, solicitada pelo vereador José Reis por meio de indicações em 2009 e requerimento na última terça-feira, 12, a cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal de Boracéia, deverá ser concluída até o final do ano. A obra deverá ser licitada no próximo mês e terá início no segundo semestre, segundo confirmação do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, que também anunciou a intenção de pavimentar, no próximo ano, a rua principal do bairro, a Alameda São Caetano, onde estão instalados os principais serviços de atendimento à comunidade.
O anúncio foi feito em reunião na última terça-feira, 19, no gabinete do prefeito, onde ele recebeu o vereador Reis, o presidente da Associação de Amigos da Praia de Boracéia, Fábio Marcelo, e o vice-presidente Antonio Mouro.
Segundo Reis, o objetivo da reunião foi estreitar os laços entre a Prefeitura e a comunidade, por meio da associação de Amigos, para que novas reivindicações possam ser feitas. “Temos pedido muitas coisas para Boracéia, mas uma boa representação resume-se na execução de alguns assuntos pendentes. Ninguém melhor do que o prefeito para falar dos projetos para o bairro e o que poderá ser feito para atender aos moradores”, disse Reis. Sobre o anúncio da cobertura da quadra, ele lembrou que uma revista que abordava as obras da administração municipal publicou, no início do ano, a cobertura da quadra como executada, e ela nem começou. “Agora, o prefeito assumiu esse compromisso que é um sonho antigo da comunidade para que as crianças possam fazer suas atividades em local coberto e adequado e o bairro ganhe um espaço para festas e eventos”, explicou o vereador.
Ao ser questionado sobre obras de pavimentação no bairro, o prefeito também explicou que a maior dificuldade é o fato de não haver rede de coleta e tratamento de esgoto, uma obra projetada pela Sabesp para ser executada nos próximos anos. Porém, confirmou a intenção de pavimentar, em 2012, a rua principal do bairro para facilitar a locomoção á escola, posto de saúde e serviços essenciais do bairro. Ele também solicitará o desassoreamento dos canais da praia para tentar evitar as constantes enchentes que atingem várias ruas do bairro. O prefeito solicitará a limpeza dos canais e ainda a instalação de luminárias em trechos da Avenida Manoel Rebello Filho (rodovia Rio-Santos) em cerca de 200 metros desde a área da Brasterra até o Condomínio Costa Norte, e mais 400 metros, deste local ao Condomínio Tropical, região de grande movimento e que já conta com os postes, faltando apenas as luminárias para garantir mais segurança à população, explicou Antonio Mour0. O prefeito também disse que estudará a possibilidade de construir um galpão para atividades da comunidade em área próxima à sede da Associação de Amigos da Praia de Boracéia, como reivindicado durante a reunião.



Demarcação de terras, orla e estrada vicinal

Entre as questões abordadas na reunião, o presidente da Associação de Amigos, Fábio Marcelo, pediu apoio da Prefeitura e Câmara para alguns problemas que afetam o loteamento como a ampliação da Terra Indígena Ribeirão Silveira que passou de 948 para 8.500 hectares. Segundo Fábio, o problema não é a ampliação da terra indígena, mas o fato de que ela pegou parte do loteamento e algumas áreas de proprietários que investiram no local e pagam seus impostos. O vice-presidente da entidade lembrou que não houve indenização. O vereador José Reis, que já encaminhou ofício e requerimentos à Fundação Nacional do Índio (Funai) em Brasília e para a Regional de Bauru solicitando informações do processo de demarcação, pediu ao prefeito para agendar reunião com representantes do órgão.
Ele também solicitou a possibilidade de o prefeito Ernane fazer gestões junto á Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e órgãos licenciadores, para que seja marcada reunião a fim de discutir o que é possível fazer em relação à orla de Boracéia. Existe proposta de urbanização, mas ela esbarra em restrições ambientais. “A gente precisa de uma definição do que pode ou não fazer”, frisou o presidente da Associação de Amigos. Outra intervenção da Prefeitura, solicitada por Reis, refere-se a gestões junto ao Governo do Estado de São Paulo, para ver a possibilidade de construir uma estrada vicinal em, toda extensão da Rua Guarani, único acesso à Terra Indígena Ribeirão Silveira, que faz divisa com o município de Bertioga.

Fotos e Texto: Rosangela Falato